Angariar clientes com Marketing Digital

Hoje em dia é imprescindível para qualquer negócio, que queira marcar uma presença forte no online e criar notoriedade para angariação de clientes.

O que é o Marketing Digital?

Engane-se se acha que o Marketing Digital é só colocar imagens nas redes sociais, é muito mais que isso. Hoje em dia é imprescindível para qualquer negócio, que queira marcar uma presença forte no online e criar notoriedade para angariação de clientes.

Neste artigo o que via ler:

  1. O que é o Marketing Digital
  2. A evolução do Marketing Digital
  3. A importância do Marketing Digital na angariação de clientes.

Uma das coisas que aprendi, é que Marketing Digital é para fazer pessoas felizes. Isto é uma maneira simplificada de dizer que é a forma como as empresas comunicam com os seus clientes de forma direta e personalizada, fazendo-os sentir especiais, tornando-os em clientes fidelizados e melhor ainda nossos promotores.

Considerado o pai do Marketing, Philip Kotler, dizia que o marketing tanto é um processo administrativo quanto social. Pelo que as pessoas obtêm e o que desejam e necessitam.

Ele identifica esta evolução do Marketing que se fazia, para o que se faz hoje com o Marketing Digital.

A evolução para o Marketing Digital

Philip Kotler identifica o Marketing em 5 ERAS, a 1.0, a 2.0, a 3.0, a 4.0 e a 5.0, apesar de se dizer que vamos entrar para a 6.0 com a realidade aumentada, mas até ao momento são estas 5 identificadas por ele:

1 – Marketing 1.0 – Era do Produto

Kotler identifica o inicio do Marketing com a revolução Industrial, identificando como Marketing 1.0.

Aqui o foco das empresas é exclusivamente no produto, criar o produto mais rentável e eficiente, não havendo grandes preocupações em oferecer opções ao seu publico.

A única preocupação era a produção de produto em massa.

2 – Marketing 2.0 – Era do Cliente

Com a evolução da economia e da informação, as pessoas começaram a comparar produtos, preços, marcas, passando a demostrar as suas necessidades e desejos. Com isto fez com as empresas tivessem de mudar o foco da comunicação, aqui as pessoas deixaram de ser apenas consumidores e passaram a ser tratadas como clientes. A estratégia das empresas, passa pela apresentação de varias linhas de produtos, de forma a adaptar ao cliente.

Sendo nesta era, que a qualidade passou a ter um fator diferenciado, e com isto as empresas passaram a preocupar com o conceito de segmentação de público-alvo, começando a desenvolver ações especificas para cada necessidade e tipo de cliente.

3 – Marketing 3.0 – Era dos Valores

No Marketing 3.0, passa a ser relacionado também aos valores, aspirações do próprio cliente.

As empresas começam a dar valor aos desejos que os clientes têm e oferecem também soluções para os problemas que existem na sociedade. Aparecendo o conceito de missão, visão e valores, ganha importância na estratégia de comunicação.

4 – Marketing 4.0 – Era do relacionamento

Sendo uma ampliação natural do Marketing 3.0, o Marketing 4.0, vem adaptar os produtos e serviços para a era digital. Oferecendo aos consumidores toda a estrutura necessária em cada fase da jornada do comprador.

Com os dias de hoje as pessoas não tem tempo a perder, e dessa forma as empresas tem de captar a atenção delas e liga-las ao produto e envolvendo-as numa relação com o cliente.

Com a evolução dos meios de comunicação digital, as empresas aprenderam que tem de guiar os seus clientes para a sua jornada de compra desde o inicio até ao ponto ideal que é tornarem-se nos promotores da marca.

5 – Marketing 5.0 – A Era da tecnologia

Com o avanço da tecnologia o marketing hoje é com base em dados. E com a analise dessa informação a comunicação conseguimos criar uma relação mais personalizada, com valor para o cliente.

Aqui a inteligência artificial aparece como uma forma de potenciar esta relação, obtendo informação mais completa sobre o público com que a marca interage.

Com o Marketing 5.0 a forma de comunicação passa a ser feita de uma forma muito mais personalizada ao gosto do cliente, dando sugestões do que pode vir a gostar com os dados de obtidos da interação que ele já teve. Conseguindo assim fornecer, aquilo que o cliente procura. E isto tudo, apresentado numa forma automatizada com base nos dados que o cliente nos foi fornecendo com a interessam das varias plataformas.

É preciso perceber todas estas Eras do Marketing para perceber o verdadeiro Marketing Digital e a sua importância para uma empresa.

A Importância do Marketing Digital na angariação de clientes.

Aqui a importância da experiência de venda do consumidor é levado com bastante importância. Neste momento estamos num mundo onde temos de dar importância ao Ego do consumidor. E aqui com a analise de dados que vamos recolhendo e também com o apoio da inteligência artificial, conseguimos criar campanhas de angariação de clientes qualificados.

E se uma pequena ou média empresa que procure ser bem-sucedida e criar notoriedade no mercado, o Marketing Digital é umas das ferramentas importantes para atrair os consumidores à sua marca.

É uma das estratégias essenciais, mas também é a forma mais económica que uma empresa tem de fazer a sua comunicação, pois basta um investimento mais reduzido que nos meios tradicionais para conseguir angariar futuros clientes (leads) e a melhor forma de diminuir a distância dos consumidores à empresa com uma comunicação mais direta e personalizada. E com esta comunicação mais assertiva, feita no timing certo, vai conquistando estes clientes que podem passar a ser nossos promotores com um bom uma boa experiência de venda e atendimento.