7 passos para fazer crescer o seu negócio

Crescer negocio

Para conseguir construir um negócio de sucesso, é preciso saber comunicar aquilo que faz de uma forma clara para ser visto, ouvido e compreendido.

E para isso é preciso construindo uma storytelling eficaz que consiga transmitir a sua mensagem ao seu cliente. E para isso Donald Miller criou 7 passos para poder construir o sua Story Brand, o Método SB7 (composto por 7 etapas). Este método é o que vai tornar a sua marca atrativa para os seus clientes simplificando a sua estratégia de comunicação.

Método SB7 de Donald Miller

1º – Uma personagem

“O herói é cliente e não a sua Marca.” – Donald Miller

Nesta etapa identificamos que é a personagem principal da nossa história, da nossa comunicação. A maioria das empresas colocam-se assim nesta posição, “Nós somos os melhores…” “Nós desenvolvemos aquilo…” mas é aqui que começam logo mal. O cliente quando vai à procura de uma empresa é porque tem os seus problemas e a melhor forma de apelar a ele, é comunicar aquilo que ele quer resolver. Dai a nossa personagem principal é sempre o nosso cliente. Mais depressa ele repara numa comunicação que diga “Nós resolvemos o seu problema” do que “Nós somos os melhores…

Por isso a importância de identificarmos a nossa persona, porque temos de identificar muito bem para quem estamos a comunicar.

2º – Tem um Problema

“As empresas têm a tendência a vender soluções para problemas externos, mas os clientes compram soluções para problemas internos.”  – Donald Miller

Após identificarmos o cliente, temos de conseguir identificar o problema dele. A maior parte das empresas tem a tendência de resolver o problema que é mais visível, por exemplo, para quem vende um corta-relva o primeiro problema que vê, é que o cliente precisa de cortar a relva, e é esse que maioria das empresas comunica. Mas na verdade um dos verdadeiros problemas que o cliente quer resolver pode ser a falta de tempo que tem para o fazer. Se comunicarmos a este problema mais profundo das suas necessidades, conseguimos ligar mais profundamente com o cliente.

3º – Encontrar um Guia

“Os clientes não estão à procura de outro herói, estão à procura de um guia.” – Donald Miller

É nesta posição que nós como marca nos vamos posicionar. Como em quase todos os filmes, os heróis têm um Guia que os ajuda a passar os problemas que têm. Quando uma marca aparece e se posiciona como herói, os clientes continuam distantes, pois eles sentem que estão a competir com eles, porque aquilo que eles querem são um guia que mostre como tem de passar os seus problemas.

E no 4º ponto vamos mostrar a ele como podemos ser esse Guia.

4º – Dar um Plano

“Os Clientes confiam num Guia que tem um plano.” – Donald Miller

Nos planos anteriores, identificamos o cliente e os vários tipos de problemas e identificamo-nos como Guias, agora apresentamos um plano de ação que eles possam adoptar que vai validar a posição da marca como Guia.

Temos de retirar qualquer duvida que possam sentir sobre fazer negócio com a marca. Tem de ser explicado passo a passo quais os processos como do acordo, tendo estes passos explicados vai aumentar a confiança e a probabilidade de compra deste.

5º – Convide a Agir

“Os clientes não agem, a menos que sejam convidados a fazê-lo.” – Donald Miller

Temos de convidar o cliente a agir, e uma de forma de o fazer é através de um convite directo, exemplo “marcar reunião”. Mas também pode fazer com um convite transitório e desta maneira acabamos por aprofundar a relação do cliente com a marca. E quando é utilizado estes dois tipos de convites, os clientes compreendem perfeitamente qual o nosso papel e deixam a marca tornar-se mais ativa na sua história.

6º – Ajudar a Evitar o Fracasso

“Todos os seres humanos tentam evitar finais trágicos.” – Donald Miller

Em todas as histórias há sempre algo em jogo, e é isso que temos de mostrar também. Se não há nada em jogo na compra do nosso produto, o cliente não o vai comprar, por isso temos de mostrar qual o custo de não fazer negócio com a nossa marca.

Temos de mostrar aos clientes como podem evitar alguma negatividade na sua vida, isto faz com eles acabem por se envolver mais.

E por fim..

7º – Terminar com Sucesso.

“Nunca assuma que as pessoas sabem como a sua marca pode mudar as suas vidas. Diga-o. Temos de lhes dizer o quão maravilhoso serão as suas vidas se comprarem os nossos produtos ou serviços” – Donald Miller

Temos de dizer às pessoas que a estamos a levar para algum lado, qual o sucesso que vão ter se comprarem o nosso serviço ou produto, se este ponto não estiver claro para o cliente eles muito rapidamente vão escolher outra marca.

Todos estas etapas do método SB7 de Donald Miller, são cruciais para conseguirmo-nos conectar com o nosso cliente e conseguir transmitir a nossa mensagem a ele. Esta é uma receita para uma Story Brand que tem de ser construída com algum peso e medida, não se pode abusar de um ponto, como não se pode deixar de utilizar, pois isto é o que vai determinar o entusiasmo do cliente na sua jornada consigo e o seu sucesso como marca.