É difícil mudar os nossos hábitos, pois o nosso cérebro é muito bom a acomodar-se. Somos formatados para automatizar todos os processos e isso faz com que se torne extremamente difícil alterá-lo.
Mas podemos aproveitar esta propensão que o cérebro tem de automatizar as nossas rotinas para melhor os nossos hábitos.
O que se tem de fazer para ter novas rotinas?
O primeiro passo para conseguirmos fazer esta alteração de rotina para o Ano Novo é deixarmos de criar objetivos abstratos, como “aprender algo novo” ou “comer de forma mais saudável” e criar objetivos mais realistas. O nosso cérebro pode ser muito bom em pensar neles, mas para realizá-los não é o melhor, pois é mais fácil pensar na nossa rotina diária, e rapidamente esquecemos destes objetivos.
Mas a melhor maneira de fazer, é pegar num objetivo mais realista e dividi-lo em partes mais pequenas. E quanto mais pequenas forem as partes, melhor, porque toda a vez que conseguirmos atingir essa meta há uma recompensa, e a conexão fica mais forte e com este reforço constante, irá reforçá-lo e automatizar de forma mais rápida.
Não fique sentado a ler as notícias ou a dizer a si próprio que é só mais um episódio de um programa de televisão novo. Vá agora!
O cérebro é composto por muitos milhões de neurónios que guiam uma pessoa ao longo do dia, impulsionando a sua nova rotina, e o seu objetivo é automatizar estes novos hábitos e ligar com algo que já fazemos automaticamente todos os dias.

Recompense- se
Enquanto está a descontrair, tire alguns minutos do dia e pense realmente como é bom ter conseguido atingir a sua meta diária. Projecte à frente e pense o quanto grande será continuar a realizá-lo. E quanto mais impregnado esta ligação da ação com a recompensa for, obtemos um sentimento de orgulho e mais fácil será motivarmo-nos para realizar a ação como prioridade.
Pelo menos por 66 dias
Mas para conseguirmos formar um novo hábito como rotina, em média o nosso corpo demora 66 dias para que isso aconteça, embora varie entre os 18 e os 120 dias. Este é o tempo que o cérebro leva para formar uma ligação forte o suficiente para que se torne numa ação automática.
Pode parecer assustador, mas dois meses não é nada na nossa vida e uma vez que consigamos alterar para este novo hábito, será tão difícil alterar esta nova rotina como foi para formatar para ela.
Mais uma vez, mudar conscientemente requer um compromisso de longo prazo da nossa parte para conseguirmos modificar a ligação fisicamente do nosso próprio cérebro.
E da próxima vez que for fazer as suas promessas de Ano Novo, não se esqueça de fazer estas pequenas grandes mudanças.